sábado, 25 de maio de 2013

James e Moutinho: Os novos príncipes do Mónaco


Como tínhamos avançado anteriormente (ver aqui), James Rodríguez e João Moutinho irão rumar ao Principado do Mónaco. O FC Porto oficializou a transação através de um comunicado á CMVM que confirma a venda dos dois jogadores por 70M. James custou aos cofres  monegascos 45M e Moutinho 25M. O Porto deverá receber 40,5 M pelo colombiano (detinha 90% do passe) e subsistem algumas dúvidas em relação à transferência do português - os dragões possuíam a totalidade do passe mas terão de conceder uma mais valia ao Sporting entre 2,875 e 3.5M.

 De qualquer modo, é um óptimo negócio para o FC Porto. Os jogadores acabam por sair altamente inflacionados em virtude da necessidade de Dmitry Rybolovlev em construir um plantel para ombrear com o PSG no regresso à Ligue 1. James fez uma época fraca fustigado por uma duradora lesão e era expectável que o seu valor de mercado diminuísse consideravelmente. Já Moutinho, protagonizou boas exibições mas, depois da boa campanha no Euro 2012 e da transferência falhada para o Tottenham,  os concorrentes à sua aquisição decresceram e era provável que a sua saída fosse negociada por valores bem mais baixos. Tendo em conta, estas circunstâncias pode-se concluir que a direção do Porto teve uma grande capacidade de negociação e acaba por voltar a demonstrar que os Dragões são dos clubes que melhor vendem e valorizam os seus ativos.

 Em relação à renovação do plantel, o  FC Porto terá de agir rapidamente já que os jogadores além de terem sido indiscutíveis na época transata, atuavam nas posições onde os azuis e brancos apresentam mais debilidades. 

 No meio-campo será necessário a compra de 2 jogadores devido ao facto dos campeões portugueses contarem apenas com Fernando (pode sair), Lucho (na curva descendente da carreira), Defour (não passa de um suplente útil), Tiago Rodrigues (muito talento, pouca experiência), Castro (já deixa de ter o rótulo de esperança) e Carlos Eduardo (é ainda uma incógnita o que poderá acrescentar ao FC Porto).

Nas alas o FC Porto também tem poucas opções com qualidade/experiência e terão de avançar para a contratação de mais duas unidades. Atualmente contam apenas com Varela (o facto de ser o melhor extremo é alarmeante), Izmaylov (metade de época muito fraca), Atsu (saída inevitável) e Kelvin (apesar de ter decidido o campeonato teve poucos minutos e está ainda muito "verde").   


 Em termos desportivos, o Mónaco adquire duas mais valias que  não só irão melhorar o plantel como também motivar outros jogadores a "abraçarem" este ambicioso projeto. Em relação à opção dos jogadores, temos opiniões divergentes. James tem um futuro pela frente e poderia optar por ficar mais um ano no FC Porto tendo em vista uma transferência para um colosso europeu. Em relação a Moutinho, conseguimos perceber melhor a sua opção já que, na eminência de fazer 27 anos, esta poderia ser a última oportunidade de assinar um grande contrato numa equipa europeia. Bom negócio? Valor justificável? Boa opção desportiva? Será o FC Porto o melhor vendedor do mundo? Quais serão os próximos "príncipes" do Mónaco?

Visite também a página de rumores aqui . 

O blog Construção de Jogo é construído por todos.
Se gostou do artigo clique "gosto" na nossa página do Facebook. https://www.facebook.com/pages/Constru%C3%A7%C3%A3o-de-Jogo/519057554822653

0 comentários:

Postar um comentário