domingo, 7 de julho de 2013

Época 2013/2014 - FC Porto

Objetivos:  Revalidação do Título e alcançar os Quartos-de-final da Champions League

Treinador: Paulo Fonseca

Mercado: 
15.8 M gastos em reforços
70 M recebidos de transferências
Saldo: + 54.2M



Neste post será analisada a época 2013/2014 Do FC Porto. Serão abordados temas como: os objetivos, a abordagem ao mercado e serão feitas "Sugestões CJ" (clique no título para continuar a ler)


 Na temporada transata o FC Porto, internamente, conseguiu alcançar seu objetivo-o título. No entanto. nas competições europeias, a equipa esteve muito aquém das espetativas sendo eliminada prematuramente pelo Málaga nos oitavos-de-final de Champions League.

 Com o objetivo de revalidar o título e chegar mais longe nas competições europeias, chega um novo treinador, Paulo Fonseca - técnico de apenas 40 anos com sucesso em todos os clubes que treinou (destacando-se 3º lugar do Paços de Ferreira) que promete novas ideias mas que terá de as conciliar com os interesses da forte estrutura do FC Porto. 

 O novo treinador dos dragões tem o seu primeiro grande desafio da carreira e encontra um plantel forte e ganhador mas que tem a concorrência do Benfica que tem apostado forte no mercado. Voltando ao FC Porto- a equipa perdeu uma das principais referências, João Moutinho, e o jogador mais promissor do plantel, James Rodríguez arrecadando 70 milhões de euros (ler mais). Os azuis e  brancos direcionaram parte desta soma para as aquisições de jogadores que se destacaram no mercado mexicano (Herrera e Reyes) e para garantir algumas das revelações do campeonato português (T. Rodrigues, Licá, Josué, C. Eduardo e Ricardo).

Plantel, alvos e "sugestões CJ":

Tática 4X3X3

Guarda-Redes

 Helton, foi o melhor guarda-redes do campeonato na temporada transata, pelo que será indiscutível. Fabiano tem qualidade para ser um substituto de luxo enquanto que Kadú, de 18 anos é a terceira opção.
Defesa Esquerdo

Alex Sandro tem apenas 22 anos mas já é o melhor defesa esquerdo do campeonato português e deverá ser também indescutível. Quiñones é muito promissor e Fucile é um jogador polivalente (atua em ambos os lados), muito trabalhador e agressivo que poderá ser decisivo nos jogos mais tensos.

Defesas Centrais

Mangala, Otamendi, Maicon e Reyes dão mais que garantias. O FC Porto devia aproveitar para vender um dos três primeiros (o valor de mercado de Mangala está inflacionado, Otamendi já foi sondado pelo Atlético de Madrid e Maicon foi relegado ao banco na temporada transata). Além disso, Rolando já devia ter sido vendido e deve mesmo abandonar o clube enquanto que Ba deve ser emprestado.


Em suma, a qualidade existente no eixo da defesa deve permitir que alguns elementos deixem o clube. No que diz respeito aos titulares, acreditamos que Mangala será indiscutível e no início Otamendi (se não sair) será o seu companheiro. No entanto, temos a convicção de que Reyes poderá, caso seja aposta de Paulo Fonseca, surpreender e agarrar a titularidade.

Defesa Direito

Danilo ainda não justificou o investimento (custou 18M) mas tem sido exibido a um nível satisfatório pelo que será à partida titular. Fucile será a segunda opção.

Médios

Fernando (se continuar), Lucho e Herrera devem ser titulares. Há muitas opções mas falta claramente qualidade. Paulo Fonseca tem à sua disposição dez médios - Fernando, Lucho, Herrera, Carlos Eduardo, Izmaylov, Castro, Defour, Tiago Rodrigues, Josué e Tó-Zé
Seria útil comprar mais um médio que pudesse substituir Lucho como Rakitic ou L. Biglia (apesar do argentino estar a ser pretendido pela Lazio). O Croata seria a nossa primeira opção já que é um jogador muito completo com uma elevada qualidade técnica, visão de jogo e capacidade de desequilíbrio  Acreditamos que Rakitic (ou mesmo Biglia), a jogar na posição "8", poderiam ser o elemento mais criativo do meio campo e iriam liderar a manobra ofensiva dos dragões.

Quintero e Bernard estam nas cogitações dos dragões e também seriam opções interessantes mas que iriam mudar a dinâmica do meio campo azul e branco. Se antes jogava mais recuado Fernando, apoiado por Lucho e J. Moutinho que se posicionavam à frente do brasileiro, com o Quintero ou com Bernard, provavelmente Herrera faria um duplo "pivot" com Fernando e um dos acima referidos apareceria na posição "10" (apesar de ambos poderem jogar também a extremos).



Extremos

Mais uma posição que abunda em opções mas escasseia em qualidade. Varela, Licá, Atsu, Kelvin, Iturbe, Ricardo, Izmaylov, Josué e mesmo Defour podem fazer a posição. Nestes oito jogadores conseguimos reter nomes com muito potencial (Atsu, Kelvin, Iturbe, Ricardo) mas nenhum apresenta qualidade para ser indiscutível do FC Porto. Varela está a ser cobiçado pelo Besiktas pelo que seria a última oportunidade dos dragões de realizarem um encaixe financeiro significativo. Defour e Josué são adaptações restando apenas Licá que mesmo assim parece ser a aposta mais segura - foi dos melhores do Estoril nos últimos dois anos e apresenta características interessantes como capacidade técnica, velocidade e polivalência (pode jogar em todas as posições do ataque).

Assim sendo, além da possível venda Varela, o FC Porto devia emprestar alguns dos jovens (Kelvin, Iturbe e Ricardo são candidatos a "rodar"). Além disso, os campeões europeus têm de resolver o "dossier Atsu" já abordado anterior pelo CJ. 

No que toca a aquisições, Bernard e Quintero podem atuar nas alas e, tal como já tínhamos referido, são pretendidos pelos azuis e brancos. O CJ sugere ainda a contratação de Guardado, Michel Bastos ou Giovani dos Santos. Os dois primeiros podem atuar também na posição de defesa esquerdo e são ambos jogadores com grande experiência. Já  Geovani dos Santos é um jogador idêntico a James Rodríguez com um pé esquerdo muito evoluído e que gosta de aparecer, tal como o colombiano, em zonas interiores, mas que tarda a confirmar todo o seu talento. Parece ser o jogador mais fácil de contratar visto que o Maiorca foi despromovido ao segundo escalão. Michel Bastos também não deveria ser difícil de adquirir devido ao facto de ter sido emprestado ao Schalke no ano passado. Para completar a lista de "sugestões CJ", surge Guardado, que advinha-se ser a contratação mais difícil já que milita no Valência e na liga espanhola. No entanto, Reyes e Herrera podem assumir um importante papel para que o FC Porto, caso esteja interessado, consiga contratar o mexicano.PS- Compreendemos que caso a contratação de Bernard ou Quintero se confirmasse seria inviabilizada a compra de uma das "Sugestões CJ"(Guardado, Michel Bastos ou Giovani dos Santos).

Ponta de Lança

Jackson Martinez foi o melhor marcador da Liga Zon Sagres no seu primeiro ano em Portugal (marcou um total de 31 golos, 26 no campeonato) e é, depois da saída de Moutinho e James, indubitavelmente o melhor jogador do FC Porto. Varela e Licá podem fazer a posição mas são adaptações e não são opções credíveis. 

Assim, sendo a contratação de mais um avançado é imperiosa e Ghilas parece ser a melhor opção no mercado. Caso falhe a contratação do argelino, Hassan ou mesmo Aladje podiam ser  opções a ter em conta. Para esta temporada qualquer dos três nomes (Ghilas, Hassan e Aladje) podiam ser alternativas ao colombiano e numa perspetiva a médio prazo podiam ser surgir na linha de sucessão, assumir a titularidade e quem sabe, permitir uma venda rentável (são todos promissores).





Que setores a reforçar? Que contratações devem ser feitas? Conseguirá o FC Porto vencer o campeonato pela quarta vez consecutiva? É possível chegar longe nas Champions (final na Luz)? 




Visite a página de rumores aqui.

O blog Construção de Jogo é construído por todos.
Se gostou do artigo clique "gosto" na nossa página do Facebook.
https://www.facebook.com/pages/Constru%C3%A7%C3%A3o-de-Jogo/519057554822653




0 comentários:

Postar um comentário